A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil

Pequenas tarefas do dia a dia em conjunto com os pais, podem impactar em grandes benefícios para as crianças

A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil

Com a aproximação de mais uma data importante para o âmbito familiar, o Dia dos Pais nos alerta para a importância da figura paterna para um bom desenvolvimento infantil. São inúmeros os benefícios que esta relação gera, tanto para os pais quanto para os filhos. Segundo pesquisa feita pela academia americana de ciências National Academy of Sciences, quando os homens se tornam pais, tendem a ficarem menos agressivos e mais sensíveis. Já para a criança, a presença do pai (ou do substituto dele) é essencial para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.


A proximidade de mãe e filho é maior, pois existe uma conexão desde a gestação, porém, o seu papel não substitui a relação da criança com o pai, principalmente porque o estilo de comunicação é distinto. Com o passar dos anos e o amadurecimento do filho, tanto a figura da mãe quanto do pai, tornam-se igualmente importantes.


A importância do pai na criação de um filho, faz com que a criança cresça sentindo-se mais segura, e até mesmo tenham mais coragem para enfrentar pequenos desafios, já que os homens costumam desafiar mais as crianças a superarem seus limites, e também estimulam o senso de justiça.


Sabendo desta importância, a ausência da figura paterna pode desencadear diversos sentimentos negativos, como a insegurança em si e nas pessoas, e até mesmo a agressividade. Em atividades simples, como as escolares, pode acontecer a dificuldade de concentração e raciocínio, o que gera o baixo rendimento. 


Mesmo quando o pai não é biológico, a importância está no convívio e na atenção dada à criança. Existem diversas formas para se estreitar este vínculo e evitar consequências sérias a médio e longo prazo. Participar de brincadeiras antigas, as quais promoviam maior interação entre quem as praticava, é uma dessas formas. Jogos de tabuleiro, passeios em que se possa aprender sobre algo novo. Experiências de todos os tipos que criem memórias afetivas, são essenciais para a saúde física, mental e emocional da criança. 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *