Vale a pena se formalizar abrindo o MEI?

Conheça seus direitos e deveres, e entenda como iniciar sua regularização

Vale a pena se formalizar abrindo o MEI?

O MEI, nada mais é que o Microempreendedor Individual que vai abrir sua própria empresa, e esta será apenas sua, sem participação de sócios e com o direito de contratação de somente um funcionário.


É uma ótima alternativa para quem trabalha com revenda de produtos, afinal o revendedor possui seu próprio negócio, trabalha de casa de forma simples e muitas vezes solitária. Além disso, o MEI é a forma mais simples, rápida e barata de formalizar seu negócio e ter os direitos garantidos pelo governo. Ele supre a necessidade de regularizar quem tem uma renda diferente da CLT ( com carteira assinada).


As vantagens de ser MEI são muitas, em especial para quem já possui experiência e tempo considerável no ramo que exerce. Observe algumas delas:


1- Direitos garantidos

Ao ser MEI, você tem direito à uma aposentadoria e seguro em caso de problemas de saúde.


2- Emitir nota fiscal

Você tem direito de emitir nota fiscal para qualquer cliente, de forma simples e rápida, através do site da prefeitura da sua cidade.


3- Contratar um funcionário

Você poderá contratar de forma legal um funcionário, e este receberá ao menos um salário mínimo.


4- Comprovar renda

Com o MEI é muito mais fácil comprovar sua renda e fazer a comprovação. Um benefício muito positivo para o revendedor, que poderá assim aumentar seu crédito na praça e pegar empréstimo quando precisar.


Um outro detalhe importante é que o Microempreendedor Individual por receber até 81 mil reais por ano, passando desse valor é necessário entrar em outro tipo de regularização que é o Simples Nacional.


Para esclarecimento de dúvidas ou para dar início ao seu cadastro no MEI, acesse o site www.portaldoempreendedor.gov.br.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *