Você já deve ter ouvido falar no poder dos óleos essenciais, apesar de ser uma prática milenar, utilizada para proporcionar equilíbrio entre corpo, mente e estado de espírito, apenas recentemente a prática da aromaterapia tem ficado conhecida e caído no gosto popular.
Os óleos essenciais podem ser utilizados de diversas formas, tudo dependendo da sua finalidade. Algumas delas são:
Inalação: ao serem inalados, os óleos podem contribuir para tratamentos relacionados à problemas respiratórios, gripes, resfriados, alergias, e até mesmo problemas com ansiedade e crises de pânico.
Massagem: é uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas, já que a absorção é feita tanto pela inalação do aroma, quanto pela penetração direta na pele, agindo de forma direta para desencadear a circulação sanguínea e atingir a área responsável pelos sentimentos.
Difusores: utilizados em ambientes do dia a dia, também são conhecidos como vaporizadores ou aromatizadores, podem proporcionar diversos efeitos como melhora da concentração e foco, relaxamento e até criar um clima romântico para uma ocasião especial.
Compressas: podem ser feitas com água quente ou fria e seu efeito é o ideal para quem sofre com artrite, reumatismo, dores de cabeça, musculares ou nas juntas.
Os óleos essenciais ainda podem ser utilizados em escalda pés, sauna, banhos e até diretamente em ferimentos ou pontos específicos no corpo.
Mesmo sendo um método natural, pode ser utilizado juntamente com outros tratamentos, e por isso é recomendado sempre a orientação médica.
Os óleos essenciais mais utilizados atualmente são:
- Alecrim: indicado para os estudantes pois proporciona melhora no foco e concentração. Pode ainda proporcionar mais disposição pela manhã, melhorar a circulação, dar brilho aos cabelos, combater as caspas, etc.;
- Lavanda: serve para aliviar as dores, tratar problemas como insônia, ansiedade, tensão e ansiedade, sendo excelente também para combater queimaduras e picadas de insetos;
- Cipreste: pode ser usado em óleos de massagem, cremes, máscaras, bandagens, banhos e ajuda a melhorar a flacidez de peles oleosas e também para a circulação.
1 comentário(s) em "Você conhece a Aromaterapia?"
Deixe seu comentário