28 de Abril - Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

A importância para empresa e funcionário, de promover e buscar mais saúde e segurança no trabalho

28 de Abril - Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

A data de 28 de abril é oficialmente o Dia Mundial daSegurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças ocupacionais que acontecem todos os dias neste meio. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003 como uma homenagem às vítimas de uma explosão ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, que matou 78 mineiros. No Brasil a data foi oficializada pela Lei nº 11.121 de 2005.

É cada vez maior o número de empresas que buscam elaborar e promover a saúde no trabalho. Os benefícios desta prática são inúmeros, tanto para a organização quanto para o colaborador. Quando o bem-estar do funcionário é colocado em primeiro lugar, consequentemente, aumentam o desempenho das funções com maior produtividade e satisfação.

Atualmente o contexto da pandemia, da crise econômica e sanitária reforça a existência de diferentes realidades no ambiente de trabalho, com pessoas trabalhando em home office e outros prestando, presencialmente, serviços essenciais à população. Nos dois casos, a saúde e a segurança passaram a ganhar ainda mais importância com as ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

Além disso, fatores físicos e psicológicos do ambiente profissional ainda estão relacionados a diversas doenças ocasionadas no trabalhador. Por essa razão, foram regularizadas determinadas atividades econômicas para preservar a saúde do funcionário. Atualmente, há uma série de normas e medidas a serem seguidas pelas instituições para garantir a integridade do colaborador. Para as empresas os resultados positivos são cada vez mais evidentes ao promover saúde no trabalho, tanto em produtividade quanto em lucratividade. Além disso, atitudes que focam na qualidade de vida do profissional, demonstram preocupação com o bem-estar coletivo e a vida humana. Conheça seus direitos!

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *