Doar sangue salva vidas e promove benefícios ao doador

Dia Nacional do Doador de Sangue e você precisa conhecer os benefícios para os que se voluntariam a doar

Doar sangue salva vidas e promove benefícios ao doador

Muito é falado sobre a importância da doação de sangue para salvar a vida de diversas pessoas, mas pouco se fala dos benefícios que este ato proporciona para o voluntário que decide doar. Hoje, no Dia Nacional do Doador de Sangue, para te estimular a doar, trazemos alguns dos benefícios que você pode receber:


FAZ BEM AO CORAÇÃO: Durante a retirada do sangue, o seu coração é obrigado a renovar o “estoque” de células vermelhas no organismo, e este processo contribui para a diminuição do entupimento das artérias do coração e do cérebro. Ou seja, quanto mais frequente a doação, menor as chances de um infarto para o doador. 


DIMINUI O RISCO DE DESENVOLVER CÂNCER: O excesso de ferro no organismo é responsável pelo desenvolvimento de alguns tipos de câncer, e por isso, ao doar sangue, você mantém o nível de ferro mais equilibrado.


CHECK-UP COMPLETO E GRATUITO: Antes de iniciar a coleta de sangue, é necessário passar por uma avaliação para confirmar a aptidão para doar. Além da avaliação da pressão arterial, temperatura e nível de glóbulos brancos no organismo, são realizados exames rápidos para detecção de doenças como HIV, hepatite B e C e sífilis. Desta forma é possível ter uma boa visão geral da saúde do doador.  


BENEFÍCIOS LEGAIS: Doadores de sangue no Brasil, possuem vários benefícios legais, dependendo do estado em que se reside. Em alguns é possível pagar meia entrada em cinemas ou teatros, em outras regiões o doador tem prioridades em consultas médicas. Em todo o país, o doador tem direito ao atestado que justifique sua ausência no trabalho para a doação. 


FAZ BEM AJUDAR OUTRAS PESSOAS: Doar sangue é um ato de amor ao próximo e a sensação de fazer o bem à outras pessoas, afeta positivamente o autor da ação. Quando doamos sangue, ajudamos pessoas que, muitas vezes, estão entre a vida e a morte. Mas, embora existam muitos benefícios próprios, faça a doação com o único objetivo: de ajudar o próximo! 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *