Dia Mundial de Luta contra a AIDS

A importância do conhecimento, prevenção e tratamento da doença

Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Anualmente o Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado em 1º de dezembro, e serve para lembrar e conscientizar a população sobre as formas de evitar o contágio. Os primeiros casos da doença surgiram nos Estados Unidos, em meados de 1981 e se espalhou rapidamente por todo o mundo, tornando-se uma epidemia até hoje.


A aids é uma doença transmitida pelo vírus HIV (Imunodeficiência Humana). Esse é um vírus que ataca o sistema imunológico da pessoa, fazendo com que o corpo vá perdendo a força e capacidade de proteção e de combater quaisquer infecções. 


Apesar de não possuir cura, a AIDS possui tratamento, e quanto mais precoce o diagnóstico, mais chances de uma melhor qualidade de vida para o paciente. Atualmente cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, dessas, 89% foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmitem o HIV por via sexual por terem atingido carga viral indetectável. Em 2020, até outubro, cerca de 642 mil pessoas estavam em tratamento antirretroviral.


No Brasil, em 2019, foram diagnosticados quase 43 mil novos casos de HIV e 37.308 casos de Aids. A maior concentração de casos de Aids está entre os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros. Os casos nessa faixa etária correspondem a 52,4% dos casos do sexo masculino e, entre as mulheres, a 48,4% do total de casos registrados. Os dados foram obtidos do Boletim Epidemiológico publicado no site www.aids.gov.br.


O uso do preservativo, a famosa camisinha, é o método mais acessível para evitar o contágio através de relações sexuais. Porém é válido lembrar que existem outras formas de contrair o vírus, como: uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.


O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *