Consultor: prepare suas vendas para o final do ano

Este é o momento certo para elaborar um planejamento que trará resultados prósperos e tranquilidade na época mais aquecida para o mercado

Consultor: prepare suas vendas para o final do ano

Faltando praticamente dois meses para o Natal, este é o melhor momento para você revendedor começar a organizar suas vendas para as grandes festas. Neste ano em especial, além da Black Friday, Natal e Ano Novo (datas importantes e que movimentam bem o mercado), teremos também a Copa do Mundo acontecendo entre novembro e dezembro, e como todos sabem, é outro evento que muito aquece as vendas.


Então para que você não perca nenhuma dessas grandes oportunidades, agora é a hora de planejar com muita atenção cada data do período, se organizar com estoque, finanças, funcionários, promoções e muito mais.


Separamos algumas dicas que podem contribuir com o sucesso das suas vendas neste final de ano:


1- Reveja o histórico do fluxo de caixa

A primeira atitude que um consultor/revendedor deve tomar antes de iniciar seu planejamento, é uma análise do fluxo de caixa de outras datas comemorativas, de preferência, do mesmo período de anos anteriores. Dessa forma é possível ter uma maior noção de quanto é interessante investir, do que os clientes mais gostaram, entre outros pontos. Um fator importante neste caso, é levar em consideração o momento atual, a alta de muitos produtos básicos, cenário político e eventos diferenciados se aproximando.


2- Pense em promoções especiais

Oferecer promoções especiais nesta época é uma estratégia que não pode ficar de fora do seu planejamento, até porque certamente, a concorrência fará isso, e você não quer perder seus clientes para ela, não é mesmo? Então desde já pense em descontos, brindes personalizados, promoção de fidelização, e em outras formas de atrair e conquistar o seu cliente.


3- Elabore e execute estratégias de marketing

O marketing é uma das ferramentas mais importantes para que todo seu planejamento tenha sucesso. Este é o momento de elaborar como será a divulgação das promoções e campanhas que você está preparando. É preciso pensar em como vai expor seus produtos, seja de forma online ou física, qual será o atrativo para os clientes que estão nas redes sociais, a decoração do seu espaço físico e até mesmo as embalagens em que os produtos serão enviados para seus compradores. Tudo isso pode e deve fazer parte de uma estratégia com foco em envolver os consumidores e aumentar as vendas. Investir no marketing digital tem sido cada vez mais vantajoso, então vale a pena apostar em links patrocinados, e-mail marketing e parceria com influenciadores locais.


4- Faça uma preparação temática

É muito válido e interessante deixar o ambiente preparado de acordo com a data em que se está focando. Para o período da Copa do Mundo, por exemplo, use cores relacionadas com o tema, tanto no seu espaço físico, quanto na hora de produzir seu material para redes sociais, o mesmo deve acontecer com a Black Friday, Natal, Ano Novo, férias e demais datas que possam estar envolvidas na época e que tragam clientes para o seu negócio.


5- Priorize os pontos básicos: atendimento, estoque e formas de pagamento

As últimas quatro dicas são fundamentais para fazer com que neste final de ano as suas vendas sejam maiores que as de anos anteriores. Porém, alguns pontos são essenciais e requerem atenção o ano todo, independente da data, e quando deixados de lado, são os grandes responsáveis por afastar a clientela. Sendo assim, o atendimento precisa ser o mais humanizado possível. Funcionários educados, gentis e que entendam do que estão falando, não podem faltar. O estoque precisa ser muito bem pensado nessa fase de planejamento, para que não haja escassez de produto, isso provoca uma péssima impressão aos clientes sobre o seu negócio. E por fim, as formas de pagamento, além de facilitarem a compra para seu cliente, permite que todos os públicos tenham acesso ao seu negócio. Se ainda não possui as formas básicas como recebimento por cartão ou pix, vale a pena providenciar e estar preparado para utilizá-los.


Um planejamento bem feito e estruturado, evita dores de cabeça desnecessárias, permite que oportunidades sejam aproveitadas e possibilita mais tranquilidade em um momento atípico e que já exige muito do empreendedor.

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