Acompanhar jogos do seu time do coração faz bem para a saúde

A Copa do Mundo começa no próximo domingo e torcer pelo time do coração pode fazer bem para a sua saúde

Acompanhar jogos do seu time do coração faz bem para a saúde

No próximo domingo se inicia a Copa do Mundo FIFA de 2022, será a 22ª edição do evento esportivo e pela primeira vez com realização no Oriente Médio, mais especificamente no Catar. Como de costume, é esperado que, com muita festa, os brasileiros participem ativamente da torcida para a Seleção Brasileira de Futebol. E falando sobre isso, você sabia que torcer pelo seu time do coração traz benefícios para a sua saúde? Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da Universidade de Leeds, na Inglaterra.


O estudo avaliou 25 torcedores de um clube inglês da segunda divisão, com idades entre 20 e 62 anos, sem histórico de doenças cardíacas. A avaliação aconteceu durante as três últimas partidas mais importantes do campeonato da segunda divisão. 


Durante a análise, foi possível perceber um aumento de até 64% na frequência cardíaca dos torcedores. Essa frequência chegou a subir até 72%, além do normal, após um gol favorável para o time do torcedor. 


Com estes dados, os pesquisadores concluíram que torcer para o time do coração pode ser comparado à prática de uma caminhada acelerada, pela questão da aceleração cardíaca. Ou seja, os resultados para o organismo, são praticamente os mesmos de uma atividade física. A longo prazo, este benefício pode colaborar na redução da pressão arterial, já que mesmo subindo durante a partida, com a finalização dela, a pressão baixa e se normaliza.


Os efeitos psicológicos também puderam ser percebidos durante todo o dia após a partida. Ao ganhar, a sensação de bem-estar acompanha o torcedor por horas seguidas, porém, pelo lado negativo, quando acontece uma derrota, o sentimento ruim provocado pela perda, também perdura por mais tempo.


Conclusão, nesta época do ano reúna os amigos, familiares, e mesmo que no trabalho, aproveite o momento de descontração e alegria, mas claro, sempre de forma moderada, tanto no consumo de álcool, quanto de ingestão de alimentos gordurosos. Explore a Copa do Mundo para melhorar ainda mais a sua saúde.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *