08/08 - Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Data é celebrada na próxima semana e traz importante lembrete sobre doenças cardiovasculares

08/08 - Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data estabelecida para promover a conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares. O colesterol elevado, é um dos principais fatores a desenvolverem infarto e acidente vascular cerebral. 


O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo que é essencial para o seu bom funcionamento. Basicamente, existem 2 tipos de colesterol, o bom, também chamado de HDL, e o colesterol ruim ou LDL.


Ambos os tipos de colesterol devem ser encontrados circulantes no sangue para que o corpo consiga funcionar corretamente, no entanto quando a quantidade de HDL se encontra baixa ou a de LDL encontra-se muito elevada, o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares aumenta. Por isso é importante que os níveis de colesterol no sangue sejam verificados de forma periódica conforme a orientação do médico.


O diagnóstico para risco cardiovascular é feito pelo médico que avalia além dos valores de colesterol e frações, também leva em consideração a genética, a história familiar e todos os fatores de risco associados para fechar o diagnóstico e definir a conduta.


A prevenção ainda é o melhor remédio. Uma alimentação errada, ao longo da vida, individualmente inadequada, pode sim levar a pessoa a construir a sua própria doença.


A nossa saúde depende muito mais do que comemos e do nosso estilo de vida do que somente da nossa herança genética.


Por ser a inflamação crônica de baixo grau algo tão relevante, a alimentação deve ser rica em alimentos anti-inflamatórios, assim como, não incluir os alimentos que façam o contrário. Não se pode deixar de incluir no dia a dia, verduras e legumes variados, além de frutas e ervas todos ricos em vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras que são fundamentais, assim como, incluir carnes magras, peixes ricos em ômega 3, azeite de oliva extravirgem com acidez menor do que 0,5%.


Mudanças no estilo de vida é o que tem mostrado eficiência no tratamento das doenças cardiovasculares e isto deve ser encarado realmente de frente.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *