Saúde ocular: os melhores alimentos para a visão

Conheça as principais causas da cegueira em adultos e crianças, e saiba como os alimentos podem ajudar na prevenção

Saúde ocular: os melhores alimentos para a visão

No próximo domingo, 10 de julho, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular, data cuja intenção é levar conscientização sobre a importância da prevenção e de um possível diagnóstico precoce de doenças oculares, as quais podem levar à perda da visão. Hoje, a cada 4 pessoas cegas, 3 poderiam ter evitado. Existem quatro principais causas de cegueira em adultos, são elas: catarata, glaucoma, degeneração macular devido à idade e retinopatia diabética. Entre as crianças, os maiores causadores de perda de visão são as infecções congênitas, catarata, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.

Mas a ideia hoje é trazer uma outra perspectiva sobre a saúde ocular, é deixar claro que mundo saudável, visão e boa alimentação, estão diretamente entrelaçadas. Segundo oftalmologistas, a alimentação correta está ligada a fatores imprescindíveis em relação aos olhos. Dietas restritivas podem comprometer a saúde ocular por privar o organismo dos nutrientes necessários.


A prevenção é sempre a melhor opção, e no caso da visão, são indicados alimentos ricos em vitaminas A e E. Os alimentos de origem animal trazem as principais vitaminas necessárias para uma boa visão, e a falta dela em nosso organismo, pode acarretar em vários problemas como secura nos olhos, sensibilidade à luz, cegueira noturna, queda da imunidade e acomodação visual.

Separamos alguns alimentos para você incluir nas suas refeições e deixar a sua visão protegida: peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum; Frutas, legumes e verduras como laranja, maçã, cenoura, tangerina, brócolis e couve; Alho e cebola; Amoras e cerejas; Óleo de linhaça; Azeite virgem e alimentos específicos como fígado de peixe, óleo de fígado de bacalhau, fígado bovino, carnes, ovos, leite integral e seus produtos gordurosos, como creme de leite e a tradicional manteiga.

 

 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *