Os 7 principais cuidados para a saúde da mulher

Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher é celebrado neste 28 de maio

Os 7 principais cuidados para a saúde da mulher
Nesta sexta-feira, 28 de maio é o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, uma data de extrema importância para as mulheres, pois marca a luta para a saúde feminina e tem o objetivo de chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.
 
No Brasil, as mulheres são maioria: 51,7% da população brasileira. Mesmo assim, a preocupação com temas relacionados a elas ainda é recente. O cuidado com a saúde da mulher, passou a fazer parte do cotidiano da sociedade brasileira há pouco mais de 3 décadas, em relação às políticas e aos protocolos. Porém, o tema deve ser tratado com extrema importância. Mesmo com um cotidiano cheio de afazeres e responsabilidades, dar atenção ao próprio bem-estar e à qualidade de vida faz toda a diferença. Desta forma torna-se possível aumentar a expectativa de vida e melhorar o dia a dia.
 
 
Cada mulher tem necessidades específicas em relação a sua saúde e bem-estar, porém, algumas recomendações gerais são importantes para melhorar a qualidade de vida e aumentar a segurança:
 
1. Tenha uma alimentação saudável
Embora seja uma recomendação para qualquer pessoa, de qualquer idade, a alimentação saudável é parte fundamental da saúde feminina. Como as mulheres têm maior tendência para acumular gordura em determinadas partes do corpo, cuidar daquilo que se como todos os dias faz a diferença para controlar níveis relevantes (como os números referentes ao colesterol), e de garantir uma nutrição adequada.
 
2. Pratique atividades físicas
Também é importante cuidar do seu bem-estar físico. Por isso, praticar atividades e exercícios é uma ótima opção. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é praticar 30 minutos diários de atividade moderada, por 5 vezes na semana. Dessa maneira, você foge do sedentarismo, controla o peso, deixa o corpo mais saudável e a mente mais leve.
 
3. Realize exames periodicamente
Fazer um check-up é indispensável para diagnosticar doenças de forma precoce e receber as orientações corretas. Ao menos uma vez por ano, é preciso realizar exames importantes, como a mamografia ou o papanicolau. Procure sempre um profissional para essa orientação.
 
 
4. Visite o médico com frequência
As visitas ao médico especializado na saúde da mulher não devem acontecer apenas para a realização de exames. Ao notar qualquer sintoma ou desconforto, é preciso procurar um especialista. Também é recomendado procurar um profissional indicado para conhecer e entender mais sobre métodos de contracepção ou até mesmo tirar dúvidas a respeito do próprio corpo.
 
5. Dê atenção à saúde mental
A saúde da mulher não é representada apenas pela parte física. Nos tempos atuais é até mais necessário o cuidado com a saúde mental, especialmente diante de problemas psicológicos que acabam surgindo devido inúmeras situações cotidianas. Quadros como depressão, ansiedade e estresse precisam e podem ser tratados corretamente para garantir bem-estar.
 
 
6. Cuide da higiene íntima
Dar atenção à sua região íntima é indispensável para evitar infecções comuns, como a candidíase. É crucial usar apenas produtos recomendados para a área, além de evitar uma limpeza agressiva. Também é importante ter cuidado com alguns hábitos, como não usar roupas muito apertadas, não ficar com a roupa íntima ou biquíni molhado um longo tempo e não compartilhar certos objetos pessoais.
 
7. Previna-se contra doenças
Para mulheres com vida sexual ativa, é essencial eleger corretamente métodos de prevenção de doenças e de contracepção. O uso de preservativo ainda é o método mais eficaz para prevenir infecções sexualmente transmissíveis. Também é indispensável ter atenção aos relacionamentos e fazer testes frequentes quanto a essas doenças.
 
 
Compartilhe essas dicas com uma mulher que merece e precisa de uma vida com mais saúde e bem-estar!
Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *