Novembro Azul: mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem

A campanha tem o intuito de alertar, em especial, sobre a prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul: mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem

Chegamos ao penúltimo mês do ano e ele é dedicado à saúde do homem. A campanha Novembro Azul vem para alertar em especial sobre a prevenção ao câncer de próstata, mas também sobre outras doenças que atingem o público masculino.

Durante todo o mês de novembro, o foco está em encorajar e conscientizar os homens para o agendamento de consultas médicas, exames regulares, tratamento para possíveis doenças e atenção especial ao câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil pela doença. A mortalidade é alta e ceifa 28,6% dos que desenvolvem neoplasias malignas. A cura para este câncer só é possível mediante diagnóstico precoce.

Embora as taxas de incidência e mortalidade sejam altas, de acordo com especialistas, os números não são a maior preocupação entre os brasileiros, mas sim o medo de ficar impotente sexualmente, o que não acontece em todos os casos.

Abaixo estão algumas informações para diminuir as dúvidas e afastar o receio dos homens a realizarem os exames adequadamente:

- O câncer de próstata é mais comum em idosos, porém homens de todas as idades devem estar atentos aos fatores de risco para a doença.

- Consultar-se com um urologista regularmente é o melhor e mais rápido caminho para um diagnóstico precoce.

- O câncer de próstata geralmente surge como uma doença silenciosa e indolor. Os sinais são frequentemente detectados pela primeira vez apenas durante exames de rotina.

- Os sintomas mais comuns incluem necessidade frequente de urinar, dificuldade em iniciar ou interromper a micção, fluxo fraco ou interrompido de urina, dor ou ardor, dificuldade para ter uma ereção, ejaculação dolorosa, sangue na urina ou no sêmen, dor frequente e rigidez na parte inferior das costas, quadris ou coxas. Se tiver qualquer um destes sintomas, procure seu médico para diagnóstico e tratamento, se for necessário.

 

 

 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *