Noite mal dormida pode prejudicar o controle do apetite e se tornar uma barreira para o emagrecimento, alerta especialista em nutrologia

Tão importante quanto o alimento, o sono é igualmente fundamental em satisfazer o cérebro e produzir reparos orgânicos necessários no nosso corpo...

Noite mal dormida pode prejudicar o controle do apetite e se tornar uma barreira para o emagrecimento, alerta especialista em nutrologia


 Dr. Daniel Falcone

Tão importante quanto o alimento, o sono é igualmente fundamental em satisfazer o cérebro e produzir reparos orgânicos necessários no nosso corpo, mas nem sempre a gente dá a atenção ideal para uma noite bem dormida e acaba sem saber os motivos da dificuldade em conseguir, por exemplo, emagrecer. O alerta é do médico Daniel Falcone, especializado em nutrologia, que, dentre as reclamações que recebe em seu consultório, os problemas com o sono costumam aparecer com frequência.

            “Mas nem sempre as pessoas se dão conta de que ele também está relacionado com o emagrecimento. Além da nossa relação com o apetite como parte do sistema de recompensas (quando estamos felizes ou tristes, por exemplo), o sono, igualmente, é extremamente poderoso. Não cuidar bem do seu sono pode abalar esse sistema e prejudicar o controle de apetite”, explica o médico.

            Daniel Falcone lembra de um estudo que analisou trabalhadores que atuavam em períodos noturnos e seus hábitos alimentares. O estudo avaliou o comportamento alimentar dos trabalhadores que praticavam seus ofícios durante a madrugada e foi observado que a maioria passou a apresentar ganho de peso após alguns meses no exercício da função noturna. Além disso, as preferências alimentares foram relacionadas com alimentos altamente calóricos, gordurosos e açucarados.

“Isso acontece porque a ausência de qualidade de sono produz estresse físico e mental, que é a combinação perfeita para ativar o sistema de recompensas. Nosso cérebro fica ávido por um agrado quando está nessa condição. Assim, o paladar passa a ser um  controlador mais forte, levando a uma tendência a exageros calóricos e gustativos”, completa.

O médico alerta que é preciso ficar atento ao cansaço e se o estresse abre o apetite. O ideal é procurar um especialista para indicar o tratamento ideal para cada pessoa.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *