Ferro: mineral indispensável nas suas refeições

Conheça os alimentos mais ricos em ferro e como melhorar sua absorção

Ferro: mineral indispensável nas suas refeições

Sabe aquele cansaço frequente, aquela fadiga, falta de energia, indisposição e até mesmo a falta de concentração em tarefas comuns do dia a dia? Estes podem ser alguns sintomas de falta de ferro no organismo.


O ferro é um mineral que atua diretamente na formação das células sanguíneas e no transporte de oxigênio. É imprescindível em todas as fases da vida, mas durante a gravidez e na terceira idade, a deficiência tende a ser maior, já que são os momentos em que o organismo mais necessita do seu auxílio.


Existem 2 tipos de ferro, o ferro heme: presente na carne vermelha, e o ferro não-heme presente nos vegetais. O ferro presente nas carnes é melhor absorvido, enquanto que o ferro dos vegetais precisa do consumo de uma fonte de vitamina C para ter uma melhor absorção.

Alguns alimentos de origem animal ricos em ferro são: os ovos de galinha, o fígado, atum, sardinha, carne de vaca e cordeiro. Já os alimentos de origem vegetal, que possuem o ferro são: sementes de abóbora, abacate, beterraba crua, feijão, banana, tofu, brócolis, entre outros.

Os alimentos de fonte vegetal permitem apenas 5% da absorção do ferro existente em toda sua composição. Por esse motivo é importante consumi-los junto aos alimentos ricos em vitamina C, como laranja, abacaxi, morangos e pimentão, pois favorecem a absorção de forma mais próxima ao ideal.

Além dos alimentos ricos em ferro para anemia, é também importante seguir outras dicas de alimentação como: Evitar comer alimentos ricos em cálcio junto das principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo porque o cálcio é um inibidor natural da absorção do ferro. Outra dica, é misturar frutas e legumes nos sucos, pois também é uma excelente forma de enriquecer a dieta em ferro.

E então, que tal incluir alguns alimentos ricos em ferro nas suas refeições?

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *