Dormir de barriga cheia, faz mal?

Conheça alguns problemas que podem ser causados por este péssimo hábito

Dormir de barriga cheia, faz mal?

Com os dias cada vez mais agitados e a rotina sempre acelerada, os cuidados adequados com a saúde vão ficando de lado, e a atenção ao horário de comer antes de dormir, é um deles. Mas afinal ir dormir de barriga cheia, faz mal? A resposta é: sim!


O nosso organismo funciona de forma mais lenta depois que pegamos no sono, e consequentemente, a digestão também acontece mais devagar. A partir do momento que se dorme de barriga cheia e o processo digestivo está mais lento, alguns problemas podem ser gerados no nosso organismo, como dificuldades com o sono, refluxo e até mesmo a apnéia.

 

Para ficar mais claro, as diversas ações metabólicas que acontecem em nosso corpo, se dão pela influência de luz ou então pela falta dela, por isso, normalmente, sentimos sono a noite. Quando começa a escurecer, o nosso corpo se prepara para dormir, e aí todas as funções começam a trabalhar mais lentamente.


Comer pouco tempo antes de se deitar, faz com que o corpo fique acordado e assim, não consegue executar bem suas funções, como descansar, limpar o cérebro e outras ações. Ele acaba sendo forçado a trabalhar na digestão do alimento recém ingerido, e as consequências deste mau hábito podem variar entre dores de estômago, azia e insônia.


Outro problema sério que pode ser desenvolvido pelo ato de jantar muito tarde, ou muito perto da hora de dormir, é a hipertensão noturna, que é quando a pressão arterial cai muito durante a noite, aumentando os riscos para um infarto. Ainda segundo estudos, se alimentar depois das 19h pode aumentar a produção de cortisol e adrenalina que, durante a noite, deveriam diminuir.


Dormir de barriga vazia também não é o correto, afinal durante as horas de sono, nossas energias são utilizadas para a manutenção do organismo, justamente para deixar tudo em perfeita ordem. Outro fator também muito importante para a saúde do corpo é alimentar-se bem ao acordar, pois é necessária uma boa dose de energia e disposição para encarar todas as atividades que serão executadas durante o dia.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *