Doença Renal Crônica mata mais de 2 milhões de pessoas por ano

Cuidados preventivos e o acompanhamento constante, são ainda mais importantes para pessoas do grupo de risco

Doença Renal Crônica mata mais de 2 milhões de pessoas por ano

Nesta sexta-feira, 11 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim, data perfeita para relembrarmos os cuidados necessários com este órgão. 


Hoje em dia a Doença Renal Crônica (DRC), chega a matar 2,4 milhões de pessoas por ano. Mais de 10% da população mundial apresenta algum problema renal e os números tendem a subir significativamente na próxima década. Aqui no Brasil cerca de 1,5% da população sofre de doença renal crônica, segundo o Ministério da Saúde.


A DRC é identificada pela perda lenta e progressiva da função dos rins. Os nefrologistas (médicos especialistas em doenças renais), destacam a importância de exames periódicos para detectar a doença, já que trata-se de uma enfermidade silenciosa e que só é percebida pelo paciente, quando já está em estado avançado e por isso o diagnóstico precoce é tão importante para um tratamento de sucesso. 


Os cuidados preventivos e o acompanhamento constante, são ainda mais importantes para pessoas do grupo de risco, que são aquelas com diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo.


Independente dos problemas de saúde que se possa ter, o cuidado com o organismo de forma geral, ajudará a proteger também os ruins. A prevenção é sempre a melhor opção, por isso, é importante praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, o peso e a pressão arterial, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o consumo excessivo de sal e carnes vermelhas, realizar exames de rotina e consultar um médico com regularidade.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *