7 principais cuidados com a saúde da mulher

Dia Internacional da Mulher serve também para lembrar sobre saúde e autocuidado

7 principais cuidados com a saúde da mulher

Na próxima terça-feira, 08 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data com inúmeros significados e de extrema relevância, e quando o assunto é saúde, independente da idade, toda mulher precisa manter alguns cuidados para melhorar a sua qualidade de vida.

A data serve para lembrar de fatos importantes e nos atentar para alguns dados: Segundo um estudo da Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda, as mulheres têm uma jornada de trabalho maior que a dos homens, enquanto elas trabalham 55 horas semanais, eles trabalham 50. Esse dado deve-se também pela dupla jornada, que é quando as mulheres se dedicam às tarefas domésticas e criação dos filhos logo após o período comercial. Agora um dado alarmante sobre a saúde da mulher: 50,4% das mulheres brasileiras são sedentárias. Mulheres obesas acima de 18 anos equivalem a 24,4%, no caso dos homens a média é de 16,8%.

Para contribuir com a mudança de vida necessária, listamos 7 importantes dicas de cuidados com a saúde da mulher:

1- Cuide das emoções
O cuidado com a saúde mental tem sido priorizado cada vez mais, afinal prevenir doenças psicológicas está diretamente associado à qualidade de vida. Deve-se estar atenta a possíveis sintomas depressivos, de ansiedade, insônia ou outros transtornos que possam surgir. É sempre recomendado buscar ajuda de especialistas, e sempre que possível realizar atividades prazerosas para você mesma.

2- Tenha uma alimentação saudável
Comer de forma correta e equilibrada é a base para uma saúde de ouro. Por isso busque consumir frutas, legumes, verduras, cereais e muita água, para manter o sistema imunológico mais forte e o organismo protegido. Dessa forma você garantirá mais energia e disposição para cumprir as inúmeras tarefas do dia e ainda conseguirá reduzir o estresse.

3- Pratique atividades físicas
Segundo estudos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, é recomendado que uma rotina de exercícios físicos deva começar devagar, com uma caminhada durante o dia, isso já basta para sair do sedentarismo. Uma dica neste caso, é não esquecer de encontrar prazer na atividade escolhida, seja ela na academia, num estilo de dança, num esporte, o essencial é manter o corpo em movimento.

4- Suplemente-se
Durante a vida, o corpo da mulher muda em muitos momentos, seja durante a adolescência com a chegada da menstruação, seja durante a idade adulta com a menopausa e em diversas outras situações como gravidez, alterações hormonais, etc. Para lidar melhor com todas essas mudanças e ainda potencializar os benefícios dos hábitos saudáveis, o consumo de suplementos, em especial os naturais, se torna um grande aliado para a longevidade e vitalidade da mulher.

5- Durma bem
O bom sono é um grande aliado na prevenção de doenças, pois ajuda a reduzir os níveis de estresse, melhora o humor e recarrega as energias. Fazer atividades mais tranquilas antes de dormir, como ler ou meditar e estar em um ambiente agradável, pode ajudar nesse sono de melhor qualidade.

6- Faça um check-up
Exames de rotina são uma das formas mais comuns de se detectar problemas de saúde precocemente, o que contribui muito para um tratamento de sucesso. A saúde da mulher precisa estar constantemente em avaliação, muitas doenças são silenciosas e acabam se desenvolvendo de forma rápida e grave. O acompanhamento médico deve ser prioridade em qualquer idade, a partir dos 25 anos por exemplo é a idade para o Papanicolau, exame que identifica o câncer de colo de útero. Já a mamografia, é recomendada a cada dois anos entre 50 e 69 anos de idade, segundo o Ministério da Saúde.

7- Busque ajuda em caso de violência
Mais um fator extremamente importante e que exige a atenção de toda a sociedade, pois pode afetar mulheres de todas as faixas etárias, classes sociais, etnias e orientações sexuais: a violência doméstica. Se você estiver passando por essa situação, ou conhece alguma mulher que esteja, não tenha medo e procure ajuda! Pelo número 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, você pode fazer uma denúncia através de uma ligação anônima e gratuita.

O Dia Internacional da Mulher não é uma data apenas para homenagens e flores, mas principalmente para lembrarmos da importância do autocuidado e de manter a saúde em primeiro lugar, seja ela física, mental ou emocional.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *