Dia do cardiologista, médicos alertam para cuidados com o coração

Neste dia 14 de agosto é celebrado o Dia do Cardiologista e vale o lembrete para a importância da visita frequente a este profissional

Dia do cardiologista, médicos alertam para cuidados com o coração

Você sabia que a principal causa de morte no mundo são as doenças cardiovasculares? Em tempos normais, mais pessoas morrem todos os anos por essas enfermidades do que por qualquer outro motivo. Para as pessoas com doenças cardiovasculares ou com alto risco cardiovascular, são extremamente importantes o diagnóstico e um tratamento precoce, vindo de um cardiologista.

A maioria das doenças cardiovasculares podem ser evitadas, afinal, na maioria dos casos, elas estão relacionadas à fatores comportamentais de risco, como o uso de cigarro, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso excessivo de bebidas alcoólicas.

De acordo com médicos cardiologistas, demorar a procurar assistência médica em caso de suspeita de infarto pode ser fatal, já que muitas vezes as pessoas preferem esperar para ver o que realmente vai acontecer, já que não reconhecem, de fato, os verdadeiros sinais.

Em alusão do Dia do Cardiologista, comemorado neste 14 de agosto, é válido um lembrete sobre a prevenção de doenças cardiovasculares que, segundo a Organização Pan Americana de Saúde, no Brasil, 300 mil pessoas por ano sofrem infarto e 30% são fatais. E por isso, é importante lembrar que dor no peito deve ser sempre avaliada. O risco de morte de uma pessoa é proporcional ao tempo de atendimento dado a ela. Quanto mais rápido, menos risco ela corre.

Uma dieta balanceada, uma vida longe do sedentarismo e de substâncias nocivas ao organismo, podem colaborar para a saúde do coração. Cuide-se e cuide daqueles que você ama!

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *