Conheça as campanhas Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja

Fibromialgia, Alzheimer, Lúpus e Leucemia são doenças sérias e que ganham destaque neste mês

Conheça as campanhas Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja

O segundo mês do ano está se iniciando e este é marcado por importantes campanhas relacionadas à saúde, como a do Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja. E estas campanhas existem para informar, alertar e conscientizar sobre o diagnóstico precoce de doenças sérias, que muitas vezes, são incuráveis.

Fevereiro Roxo
Campanha destinada a levar mais qualidade de vida às pessoas acometidas por três sérias doenças: a Fibromialgia, que nada mais é do que dor e fraqueza muscular generalizada; o Alzheimer, que é uma doença progressiva que afeta gravemente a memória; e o Lúpus, doença inflamatória autoimune em que o próprio corpo ataca seus tecidos.

Essas doenças, quando detectadas precocemente, podem ter seus sintomas controlados, e permite uma melhor qualidade de vida ao seu portador. Por isso é imprescindível o acompanhamento médico em exames de rotina, e a procura por um especialista ao notar a persistência de qualquer anormalidade.

Fevereiro Laranja
O principal objetivo desta campanha, é alertar sobre a Leucemia e a doação de medula óssea, que é uma das formas de cura para a doença através do transplante.

A Leucemia é uma neoplasia maligna que acontece devido a uma mutação genética onde os glóbulos brancos vão perdendo sua função de defesa do organismo, e passam a se reproduzir de forma desordenada e anormal. Atenção para alguns sintomas: Anemia que gera sintomas como cansaço, palidez e sonolência; ínguas no pescoço, axilas ou virilha; febre acima de 38º C; manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele; dor nos ossos e nas articulações; aumento da frequência de infecções, principalmente urinária e Perda de peso sem causa aparente.

O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento que possa garantir longevidade e até mesmo a cura para o doente. 

A única forma de ajudar na prevenção de qualquer uma dessas doenças é um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e longe de produtos industrializados, uma boa rotina de sono e atividades físicas. Porém o acompanhamento regular de um médico e com exames periódicos, além de manter a saúde em dia, pode detectar no estágio inicial qualquer uma dessas enfermidades.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *