Chocolate: vilão ou mocinho para a saúde?

Com a Páscoa se aproximando, é hora de esclarecer alguns mitos e verdades sobre o chocolate

Chocolate: vilão ou mocinho para a saúde?

Estamos na época mais doce do ano e faltando poucos dias para a Páscoa, o chocolate se torna o protagonista do momento. Mesmo sendo um doce amado pela maioria das pessoas, muitos se questionam em relação à saúde: o chocolate é mocinho ou vilão?


Para esclarecer toda a polêmica envolvendo o doce, é bom levarmos em consideração alguns pontos, como por exemplo, que a grande parte dos chocolates ao leite que encontramos são ricos em açúcares e gorduras, ou seja, não devem ser consumidos em grandes quantidades. A maior questão é que a fama de vilão do doce vem daí, pelo consumo excessivo do alimento.

Usando o exemplo dos ovos de Páscoa, quando devoramos um ovo inteiro, o nosso organismo certamente sofrerá com os impactos negativos deste exagero. Além do excesso de açúcar e gordura, como já dissemos, essa dose abusiva de chocolate pode causar diarreia, irritação na pele, dor no estômago e até atingir a mucosa intestinal.


A ingestão de 30 gramas por dia de chocolate amargo, permite que nosso corpo absorva seus benefícios: redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom, proteção do sistema cardiovascular e ação inibidora da depressão, já que o alimento é considerado um antidepressivo natural por conter uma substância chamada feniletilamina.


Por fim, podemos concluir que o chocolate não é um vilão para nossa saúde, e podem caminhar juntos, desde que haja equilíbrio!

E você, gostou de saber que o chocolate é o mocinho da história?

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *