Café: saboroso e saudável

Conheça os benefícios de uma das bebidas mais consumidas no mundo

Café: saboroso e saudável

O bom e velho cafezinho é companhia diária para a grande maioria das pessoas. Além de ser uma bebida milenar, é uma das mais consumidas em todo o mundo. Mesmo com todo este fã-clube, sempre existe a dúvida em relação aos seus benefícios ou malefícios para a saúde.


Estudos do InCor (Instituto do Coração), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), identificaram diversos pontos positivos na ingestão do café, desde que seja de forma moderada. Segundo o estudo, o ideal é que uma pessoa consuma, no máximo, 450ml de café por dia, cerca de três xícaras com 150ml cada.


Uma das características mais conhecidas sobre o café, é o “poder” de deixar uma pessoa acordada devido a cafeína, pois ela age como estimulante psicoativo no corpo, além de ser rica em nutrientes e vitaminas como B2 e B3, zinco e outros minerais.

Outro benefício interessante, é que o café também é reconhecido como um alimento completo, pois colabora com o bom humor, atua contra a enxaqueca e ajuda no processo digestivo. Já no quesito doenças, o consumo diário do café pode contribuir com a diminuição dos riscos de desenvolvimento da diabetes mellitus tipo 2, da hipertensão, depressão e até mesmo contra a obesidade. 


Mas assim como qualquer outro alimento, o exagero pode provocar consequências negativas para o organismo. O consumo excessivo do café pode causar ansiedade, tremores, palpitações, estresse e insônia, por isso deve ser consumido em pequenas doses ao decorrer do dia, conforme citado anteriormente. E claro, a ingestão da bebida precisa ser pura, sem açúcares ou adoçantes.
 

Ainda segundo um estudo americano, quem bebe café todos os dias, vive mais. E você, é fã de um cafezinho?

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *