A relação entre o estresse e o intestino preso

Atenção aos hábitos diários que interferem diretamente na saúde física e mental

A relação entre o estresse e o intestino preso

Muitos não sabem, mas o intestino tem o seu próprio sistema nervoso, diretamente ligado ao cérebro, e por isso em situações de muito nervosismo, irritação ou preocupação, o intestino também pode ser afetado. Outros fatores decorrentes do estresse também podem causar prisão de ventre, como por exemplo, consumir pouca água comer alimentos industrializados, cheios de corantes, conservantes e pobres em fibras.

Com o estresse gerado pelas tarefas da rotina do dia a dia, somado a ansiedade, os reflexos de evacuação podem ser inibidos, o que acaba levando à constipação intestinal. A própria prisão de ventre é um fator de estresse e pode gerar outras doenças.

Para interromper esse ciclo, é indispensável manter uma alimentação saudável, aumentar o consumo de água, tornar hábito a prática de exercícios físicos, procurar por atividades que proporcionem prazer, como um hobby ou momento de descontração, para que diminuam a ansiedade e, consequentemente, o estresse.

O consumo de alguns tipos de chás, além de ajudar na manutenção do intestino, também promove relaxamento e diminuição da ansiedade, o que contribui para uma melhora em relação ao estresse.

Buscar por hábitos saudáveis é investir em longevidade, afinal a prevenção é sempre a melhor opção!

 

 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *