A importância da suplementação como aliada na nutrição infantil

Conheça as vitaminas e minerais essenciais para a boa saúde do seu filho

A importância da suplementação como aliada na nutrição infantil

A alimentação infantil é um assunto que sempre desperta a atenção e dúvidas dos pais. A fase da introdução de alimentos varia dos 6 meses de vida, até os 3 anos da criança, e nem sempre essa adaptação acontece de forma natural e tranquila, tanto do lado das crianças, quanto dos pais.

Para auxiliar a fase da infância e suprir a necessidade de minerais como Ferro, Cálcio, Fósforo, Vitaminas e alguns ácidos graxos que se incorporam no cérebro e são essenciais para o crescimento e desenvolvimento cognitivo, a suplementação é uma grande aliada para os pequenos.

Os suplementos não substituem as refeições, apenas complementam a base nutricional, e por isso é necessário o acompanhamento de um pediatra, pois cada caso é único e precisa ser analisado individualmente. A suplementação é indicada para aquelas crianças que não conseguem suprir a quantidade necessária de nutrientes com as refeições. Algumas doenças podem ser desenvolvidas pela falta de vitaminas, minerais e nutrientes, casos que exigem uma atenção ainda maior dos profissionais responsáveis, com acompanhamento de exames e tratamento.

Conheça algumas vitaminas e minerais essenciais na infância:

Vitamina A: Importante para o desenvolvimento dos ossos, da pele e dos dentinhos das crianças. Pode ser encontrada em alimentos de origem láctea, ovos e alguns vegetais. Uma de suas funções é auxiliar na proteção dos olhos e desenvolvimento da visão.

Complexo B: É um composto de vitaminas da família B (B1, B2, B3, B5, B6 e B12). De extrema importância para a criança, tem função primordial na criação de glóbulos vermelhos, no bom funcionamento do sistema imunológico e neurológico, geração de energia para o corpo e fortalecimento de cabelos, pele e até do intestino. É encontrado em alguns grupos de carnes, frutas e vegetais.

Vitamina C: Uma das mais famosas vitaminas, muito conhecida no combate à resfriados e gripes. A vitamina C auxilia na criação de defesas do organismo e otimiza saúde de dentes, músculos e ossos. Uma característica importante desta vitamina na infância é o auxílio no processo de cicatrização, muito utilizado pelas crianças, principalmente as mais ativas. Frutas cítricas são uma grande fonte de Vitamina C.

Vitamina D: A principal fonte de Vitamina D são os raios solares, porém também é encontrada em alimentos como manteiga, leite, ovos e cereais. É útil para ajudar o corpo a absorver cálcio e o fósforo, que são elementos imprescindíveis para o crescimento da criança.

Ferro: Esse mineral está ligado à prevenção da anemia e auxilia no desenvolvimento cognitivo.

Calcio e Fósforo: A atuação destes minerais é de forte atuação na estrutura óssea, com ação direta na mineralização dos ossos.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *