8 benefícios que a amizade gera para a saúde

É comprovado cientificamente que uma amizade verdadeira pode influenciar na qualidade de vida e gerar impactos profundos na melhora da saúde

8 benefícios que a amizade gera para a saúde

A relação com um amigo pode ser construída por acaso ou escolhida a dedo, porém são esses que te acompanham nos melhores ou piores momentos, estão presentes nos seus maiores desafios e melhores conquistas e ainda são como combustível para enfrentar o dia a dia. As amizades servem como base em nossa vida. Quebram barreiras e toda essa reciprocidade de carinho, cuidado e respeito ajuda muito na saúde física e mental.

Confira 8 benefícios em cultivar amizades verdadeiras:

1- Diminuição do risco de doenças
Estudos realizados pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, apontaram que manter uma amizade verdadeira, faz com que seu corpo fique mais imune a problemas de saúde. Os pesquisadores identificaram que as pessoas, que não possuem uma vida social ativa e são mais solitárias, têm tendência a se sentirem mais indefesas, terem noites de sono ruins e podem sofrer mais complicações com estresse e ansiedade.

2- Alcance da longevidade
A maior parte das pessoas tem o desejo de ter uma vida longa e saudável, e mesmo sem saber, os amigos ajudam muito nesse alcance da longevidade. Pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA, realizaram um estudo e concluíram que pessoas sem interações sociais durante um período da vida, têm impactos prejudiciais comparados aos de alcoólatras, obesos ou fumantes.

3- Aumento de otimismo
Os sentimentos bons como a felicidade são sempre contagiantes, foi o que comprovou o estudo das Universidade de Harvard e da Califórnia, nos EUA. Compartilhar momentos bons com outras pessoas cria uma grande corrente de energias positivas, se seu amigo é otimista, a chance de você começar a se tornar mais otimista e feliz é muito maior.

4- Coração saudável
É cientificamente comprovado que a amizade faz bem ao coração! Um estudo de dez anos da Universidade Columbia (EUA) mostrou que nossas emoções, principalmente quando estamos felizes em grupo, influenciam diretamente em nossos batimentos cardíacos, diminuindo a probabilidade de doenças cardíacas e infarto em até 22%.

5- Compartilhamento de sentimentos
Um mecanismo natural dos seres humanos é a vontade de dividir suas experiências, gostos, necessidades e até as frustrações. Por isso, de acordo com alguns psicólogos, a criação de uma cumplicidade e uma confiança pode fazer com que esse compartilhamento de sentimentos de forma espontânea entre amigos melhorem a saúde mental de todos, fazendo com que os problemas, inseguranças e desafios não fiquem acumulados.

6- Relações amorosas mais duradouras
A amizade, dentro das relações amorosas é a grande chave de uma relação estável, duradoura e saudável. Se o casal é amigo; a união, a confiança e a cumplicidade se tornam ainda maiores.

7 - Diminuição da depressão
Ter o hábito de se relacionar com outras pessoas e manter amizades são fatores extremamente importantes para contribuir no combate à depressão, o isolamento e a baixa autoestima, principalmente nas fases de crescimento, em que as amizades são fatores decisivos para os pequenos se desenvolveram psicologicamente e se tornarem adultos mais felizes. Esses dados são de um estudo da Universidade do Maine, nos Estados Unidos.

8 - Físico em forma
Um dos benefícios mais buscados por milhares de pessoas todos os dias: manter o físico em forma! Fazer atividades em grupo é bem mais divertido, não é? Estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, mostrou que, se seus melhores amigos praticam atividades físicas, as chances de você também começar a se exercitar, são grandes. Tudo por conta da capacidade de influência que as amizades possuem.

Conseguiu compreender a importância para a sua saúde em cultivar bons amigos? Agora compartilhe esses benefícios com eles e indique a Life Natural para continuar contribuindo com a sua saúde e daqueles que você ama! Afinal, amigo que é amigo, indica sempre o que existe de melhor!

 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *