5 razões para você começar a ingerir ômega-3

O ômega-3 é um tipo de ácido graxo essencial para o nosso corpo. Ele faz parte da família das gorduras boas (insaturadas), então podemos ingeri-lo sem preocupação. Podemos consumir essa…

5 razões para você começar a ingerir ômega-3

O ômega-3 é um tipo de ácido graxo essencial para o nosso corpo. Ele faz parte da família das gorduras boas (insaturadas), então podemos ingeri-lo sem preocupação. Podemos consumir essa substância por meio dos alimentos de origem animal, como peixes, por exemplo. Ou por sementes, como as de chia, linhaça, nozes, castanhas. Inclusive por meio de alimentos, como azeite de oliva e diversas leguminosas.

Os benefícios para o corpo e a mente são imensos. Por isso, separamos algumas razões para você consumir regularmente o ômega-3.

 

Combate a depressão e ansiedade

A depressão, tanto como a ansiedade, são consideradas como umas das condições mentais mais frequentes do mundo. E os especialistas revelam que ingerir ômega-3 pode diminuir significativamente estes sintomas, pois a substância possui um tipo de ácido graxo em seus componentes chamado EPA. Segundo pesquisas, este pode ser tão eficaz contra a depressão quanto um medicamento antidepressivo. 

Ômega-3 melhora a visão

O ômega-3 possui o DHA, componente estrutural muito importante para manter a retina do olho em condições saudáveis. Quando as pessoas têm níveis de DHA deficientes no organismos, elas tendem a desenvolver cegueira. Desta forma, acrescentar dietas ricas em ômega-3 em sua dieta minimizam este fator. 

Proporciona maior saúde para o feto durante gravidez

Os compostos contidos no ômega-3 são cruciais para o crescimento e desenvolvimento do cérebro em bebês. O DHA, citado anteriormente, participa cerca de 40% no desenvolvimento do cérebro e 60% na retina do olho.

 

Logo, a ingestão deste composto durante a gravidez está associada a vários benefícios. Por isso, alguns especialistas revelam que bebês de mães que ingeriram a substância são mais saudáveis, inteligentes e se comunicam melhor quando adultos. 

Diminui os riscos de doenças cardíacas

Os ácidos graxos do ômega-3 estão associados a inúmeros benefícios para o coração. Pesquisadores observaram que pessoas que consumiam mais peixes (fonte animal de ômega-3) tinham menos predisposição a doenças cardiovasculares.

Esses ácidos atuam reduzindo os triglicerídeos e a pressão arterial, assim como impedem a formação de coágulos sanguíneos, mantendo então as suas artérias livres. Além disso, aumentam o nível de colesterol bom (HDL) no sangue.

Ômega-3 pode ajudar na prevenção do Alzheimer

As gorduras ômega-3 podem ajudar na prevenção do declínio mental relacionado a idade, tal como o aparecimento da doença de Alzheimer. Vários especialistas revelaram que pessoas que ingeriram mais ômega-3 não tiveram essa doença.

Até mesmo as pessoas que estavam em fase inicial da doença e que fizeram uso da substância tiveram os sintomas de Alzheimer controlados. Então, essa substância também é benéfica para idosos.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *