5 benefícios que o amor traz para nossa saúde

Na semana do Dia dos Namorados, conheça alguns benefícios que o ato de estar amando traz para o organismo

5 benefícios que o amor traz para nossa saúde

Estamos na época mais romântica do ano, momento em que os casais utilizam para inúmeras demonstrações de afeto e carinho, mas você sabe o quanto isso pode ser benéfico para a saúde? Para quem não sabe, o amor produz transformações químicas no nosso corpo. Ele provoca a liberação de hormônios que dão energia, disposição e a sensação de alegria. Quando você começa a dividir a vida com alguém, o seu corpo também começa a conviver com novos níveis de dopamina, ocitocina, cortisol e outras substâncias que o deixam em um novo estado.

Conheça algumas dessas mudanças que o amor pode provocar no nosso organismo:

1 - Amar ajuda a controlar a sua pressão

Segundo um estudo que analisava a relação entre casamento, saúde física e longevidade, pesquisadores do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos observaram que pessoas casadas têm menos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e apresentam pressão arterial mais baixa que aqueles indivíduos considerados solteiros. Em 2014 já haviam sido observados benefícios semelhantes em um estudo realizado pelo Colégio Americano de Cardiologia. Entre 3,5 milhões de voluntários solteiros, casados e viúvos, aqueles que tinham menos de 50 anos e um cônjuge apresentavam 12% menos riscos de ter uma doença vascular. Entre casais de 51 a 60 anos e em comparação aos colegas que não tinham um parceiro, a porcentagem era de 7%.

2 - Diminui o estresse

Outros estudos mostram que o início de um relacionamento realmente pode ser uma fase estressante. De acordo com uma pesquisa italiana, os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, aumentam durante os primeiros estágios de um relacionamento. Porém é passageiro. Quando os participantes foram testados 12 e 24 meses depois da primeira análise, o nível de cortisol já tinha voltado ao normal. Nesse mesmo sentido, os resultados de uma outra pesquisa publicada na Neuroendocrinology Letters sugerem que formar laços com outra pessoa traz mudanças psicológicas que podem diminuir os níveis de ansiedade.

3 - O nervo vago ou "as borboletas no estômago"

As famosas "borboletas no estômago", que seriam aquele frio na barriga, ansiedade e nervoso que acontecem antes de se encontrar com a pessoa querida, são provocadas pelo aumento nos níveis de cortisol, algo semelhante à “reação de lutar ou fugir”, que ocorre quando nos sentimos ameaçados. Quando você fica nervoso ou se empolga, o sistema límbico ou emocional ativa o nervo vago, que é estimulado e ativa a barriga.

4 - Você se sente seguro

Segundo uma pesquisa da Escola de Medicina de Harvard, a ocitocina - conhecida como o hormônio do amor e liberada com o contato físico de um abraço, beijo ou durante a relação sexual - intensifica a ligação com o seu parceiro ou parceira e provoca sensações de calma, alegria e segurança. A ocitocina aumenta a confiança entre os seres humanos e está presente não só em relacionamentos amorosos, como também no instinto materno e em laços sociais.

5 - Você fica mais feliz

Além da ocitocina, a dopamina, o neurotransmissor do prazer, também está bastante presente no organismo de quem está apaixonado. Pesquisadores analisaram 2,5 mil imagens dos cérebros de 17 pessoas que diziam estar interessado em alguém. Quando elas olhavam para a foto do amado ou amada, duas regiões cerebrais relacionadas à dopamina eram ativadas: o núcleo caudado e a área tegmental ventral.

 

Agora que você já sabe como o amor age na saúde, lembre-se da importância da realização de exames de check-up de rotina, mas antes de tudo de cuidar no dia a dia, com hábitos saudáveis, tanto da sua saúde e bem estar, quanto da pessoa que você ama!

 

A Life Natural deseja a todos os casais um Feliz Dia dos Namorados, cheio de amor, respeito e muita saúde!!!


Fique de olho nas nossas redes sociais, você terá acesso a mais dicas de saúde e informações como estas para você compartilhar!

Siga a @lifenatural.oficial

 

 

 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *