Saúde masculina também precisa de atenção!

Conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidados com a saúde ainda é um grande desafio.

Saúde masculina também precisa de atenção!

Conscientizar a população masculina sobre a importância de exames preventivos no combate a problemas de saúde que atingem os homens, ainda é um grande desafio! O preconceito, a vergonha e barreiras culturais ainda são listados como alguns motivos para manter os homens longe dos consultórios médicos, segundo especialistas.

De acordo com um levantamento recente realizado com pacientes do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 60% do total de pacientes chegam ao hospital com quadros considerados avançados. A demora destes diagnósticos costuma comprometer o tratamento.

Segundo dados do IBGE, homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que mulheres e apresentam maior incidência em determinadas doenças, as mais comuns em homens ou que só afetam eles são:

Doenças cardiovasculares - infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral estão entre as principais causas de morte no Brasil. Os fatores de risco incluem pressão alta, obesidade e maus hábitos relacionados ao estilo de vida, como tabagismo e sedentarismo.

Câncer de pulmão - atinge duas vezes mais homens do que mulheres. Maior parte dos casos diagnosticados (90%) está associada ao hábito de fumar.

Câncer de próstata - é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens. Quando diagnosticado no início, as chances de cura são de 90%. Mas, para isso, é preciso quebrar o tabu e realizar o exame de toque retal periodicamente recomendado a partir dos 40 anos de idade.

Câncer de testículos - Apesar de raro, a preocupação ainda maior é devido a maior incidência ser em homens em idade produtiva – entre 15 e 50 anos. É facilmente curado se for diagnosticado na fase inicial.

Câncer de pênis - está relacionado a condições precárias de higiene com o órgão sexual. No Brasil, representa 2% de todos os casos de câncer no homem e é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

Além de se autoavaliar no dia a dia, ou seja, estar atento a qualquer mudança no corpo, é extremamente importante manter um estilo de vida saudável e acompanhamento médico mesmo sem a existência de alguma doença.

A prevenção sempre será a melhor opção! Por isso a Life Natural oferece toda a trasnformação que sua saúde precisa!

Compartilhe este conteúdo e nos acompanhe nas redes sociais: @lifenatural.oficial

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *