Varizes: entenda o que são e como prevenir

Conheça os fatores que podem piorar o surgimento dos terríveis vasinhos nas pernas e o que pode ser feito para melhorá-los

Varizes: entenda o que são e como prevenir

Qual mulher não fica incomodada quando percebe o surgimento de varizes em seu corpo? Mas muito mais que fator estético, as varizes podem indicar algo de anormal e é preciso redobrar a atenção.

Para quem não sabe, as varizes são veias doentes, dilatadas, tortuosas e superficiais nas pernas ou coxas que afetam mais as mulheres, principalmente na questão da autoestima. As varizes são mais grossas do que os derrames, também conhecidos por “vasinhos”, aqueles mais finos arroxeados e azulados. 

Mulheres entre 20 e 50 anos de idade são as mais atingidas pelo problema, porém, tem se tornado cada vez mais frequente o número de adolescentes atingidas pelas varizes, e a causa principal pode estar relacionada às alterações do estilo de vida na sociedade moderna.

Fatores genéticos e de comportamentos podem ser os causadores deste mal. Ao que tudo indica, existe uma alteração genética na estrutura da parede e da válvula da veia, deixando-as fracas, com consequente refluxo de sangue e dilatação do vaso sanguíneo. Alguns fatores contribuem para o agravamento da doença venosa como: a obesidade, longas horas em pé ou sentada, falta de exercício físico, gravidez, alterações hormonais e o envelhecimento.

Alguns comportamentos ajudam a controlar o surgimento ou agravamento das varizes: praticar exercícios físicos, manter um peso equilibrado, sempre que possível elevar as pernas, o uso de água fria ou a aplicação de cremes, gel ou loção, aliviam as queixas e o cansaço nas pernas, sintoma causado pela existência das varizes, e é recomendado evitar passar muito tempo em pé. A busca por uma avaliação especializada é o mais recomendado para identificar o grau de gravidade do problema.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *