Previna-se contra as doenças de inverno

Inverno chegando, momento de cuidados específicos com a saúde

Previna-se contra as doenças de inverno

Na próxima semana a estação mais fria do ano chega ao Brasil, mais precisamente dia 21 de junho de 2022 às 6h14. O inverno deste ano promete trazer temperaturas ainda mais baixas, e junto delas, alguns problemas de saúde começam se manifestar.


Tempo seco, vento constante e mudanças bruscas na temperatura são suficientes para gerar refriados e propagação dos vírus da estação. Mas muito mais que isso, doenças respiratórias e cardiovasculares se apresentam com maior frequência nesta época. As doenças na pele também acabam sendo mais comuns nesses dias frios.


Desta forma, a prevenção é sempre a melhor opção. Ela é essencial para combater as chamadas doenças de inverno. E para se preparar para esta época, é ideal manter a alimentação balanceada e rica em vegetais; ingerir bastante água, também é fundamental e não deve ser deixado de lado, apesar do clima frio; praticar alguma atividade física é essencial e manter-se agasalhado, para que o corpo faça menos esforço para se manter aquecido e em pleno funcionamento.

 

Conheça melhor os principais riscos à saúde e veja o que é possível fazer para se cuidar nesses meses mais gelados:

 

Doenças respiratórias

Gripes, resfriados e vírus da estação, são as doenças mais comuns para esta época do ano. Podem parecer simples, mas se não tratadas adequadamente, tendem a evoluir para complicações mais graves como pneumonia, por exemplo. Por isso, os médicos recomendam evitar aglomerações, ainda mais em ambientes fechados ou pouco ventilados, lavar as mãos frequentemente, e se possível o uso de máscara como mais um fator de proteção. Contra alergias como rinite alérgica, o indicado é lavar as roupas de cama com antecedência ao uso, procurar lavar o nariz com soro várias vezes ao dia e evitar contato com ambientes empoeirados ou que possam ser causa para uma crise.

 

Doenças cardiovasculares

As mais sérias e perigosas, e por este motivo exigem muito mais nossa atenção. Com as temperaturas baixas, os vasos sanguíneos tendem a se contrair, que é a chamada vasoconstrição, fazendo com que o sangue chegue com dificuldade até o coração, podendo ocorrer a angina, que é uma dor torácica que pode chegar até o infarto. O caso é tão sério que de acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, os índices de infarto aumentam em até 30% nos dias mais frios. A pressão arterial também pode aumentar e gerar problemas relacionados à trombose, e para prevenir qualquer uma dessas complicações, é necessário manter a pressão arterial sob controle, tomar água frequentemente, se exercitar com regularidade e manter-se bem agasalhado.

 

Doenças dermatológicas

São doenças não levadas tão a sério, mas que provocam grande incômodo nessa época de temperaturas mais baixas. É o caso da dermatite seborreica, conhecida como caspa, que pode se desenvolver por conta dos banhos muito quentes que estimulam a produção da oleosidade no couro cabeludo, resultando em coceira e na caspa. Outra doença comum é a dermatite atópica, que é aquela vermelhidão, coceira e até descamação da pele. Para estes dois problemas, o ideal são banhos mais mornos, e para a pele, o uso de hidratante corporal e a ingestão abundante de água, são essenciais.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *