Porque um intestino saudável ajuda a prevenir possíveis doenças

Entenda a importância dos intestinos no seu dia a dia

Porque um intestino saudável ajuda a prevenir possíveis doenças

Você sabia que o intestino pode ser considerado nosso segundo cérebro? É verdade! A importância que este órgão tem no nosso organismo é enorme. Ele é o único que possui autonomia para tomar decisões e não precisa que seu cérebro mande comandos para que ele consiga resolver seus problemas. Impressionante, não é? Além disso, 70% das células do nosso sistema imunológico, ou seja, as células que protegem o corpo de infecções, vivem no intestino. E este é um dos principais motivos para que você fique sempre atento com a sua alimentação.

O intestino é o lar de trilhões de micróbios que se alimentam de uma variedade muito grande de comidas, eles são fundamentais para a digestão já que sua atividade faz com que nosso corpo consiga absorver os nutrientes. Quanto mais variada e completa for a sua ingestão de comida, melhores serão os micróbios e, consequentemente, o bem estar geral do seu organismo. O sistema digestivo também é ligado aos seus níveis de estresse e ânimo do dia a dia, isso por que de 80 a 90% da serotonina (molécula que reduz o estresse e influencia diretamente a nossa ansiedade e felicidade) do corpo é encontrada nos nossos intestinos!

Acompanhe com a gente mais informações sobre as características do intestino:

Saúde geral

O intestino regula nossa saúde, apetite, peso e humor. Sim, tudo isso. Pesquisas mostram que a dieta ocidental, por exemplo, que é rica em gordura animal e proteína, porém é pobre em fibras, ocasionou em uma maior produção de compostos que podem causar câncer e inflamações. Já a dieta mediterrânea, por outro lado, que é rica em fibras e possui um baixo consumo de carne vermelha, foi diretamente ligada ao aumento de efeitos anti-inflamatórios e na melhora do sistema imunológico das pessoas.

Responsável pela maioria da absorção dos nutrientes que chegam ao nosso corpo, o intestino, em seu trabalho normal, deve garantir que a massa alimentar percorra todo o sistema digestivo em uma velocidade metabólica normal. Isso faz com que o bolo fecal não tenha dificuldade em passar por qualquer parte do trajeto estipulado e que esse caminho seja realizado da maneira mais natural e dinâmica possível. A ingestão de cerca de dois litros de água diariamente ajuda muito neste processo todo.

A “alimentação moderna” com muitos produtos refinados, aditivados e agrotóxicos podem fazer com que os intestinos tenham dificuldade de digerir e se adaptar ao que comemos. Por isso devemos sempre dar prioridade para alimentos integrais ou naturais. Uma dieta fortalecida por frutas como banana e coco, saladas com bastante alface, aveia e iogurte na sobremesa, por exemplo, são ótimos para a sua saúde geral e intestinal.

Cérebro e intestino

Falamos no início do texto sobre o intestino ser o nosso segundo cérebro. Mas a interação deste órgão fascinante com o nosso cérebro não para por aí. Pesquisas realizadas mostram que a síndrome do intestino irritável, causando diarreia e dificuldade de ir ao banheiro, fazem com que o nervosismo e a depressão fiquem mais propensas a acontecerem. E mais: a ansiedade e o baixo-astral desequilibram nossa flora intestinal. A lista de interações entre o cérebro e o intestino é longa, a microbiota influencia até no desenvolvimento de problemas neurológicos.

Estudos super recentes indicam até que doenças como Parkinson e até o Alzheimer comecem, na verdade, lá no nosso abdômen. A ideia é que uma microbiota alterada possa causar a destruição de neurônios intestinais e, com o tempo, chegar à destruição também de neurônios cerebrais.

Como melhorar minha saúde digestiva?

Como já vimos, nossa alimentação e saúde intestinal está diretamente ligada com nossos hábitos. Diversificar as refeições sempre que possível é uma dica valiosa. Com isso, diversificamos o nosso microbioma intestinal e ajudamos profundamente o funcionamento do órgão. Por incrível que pareça, a meditação, o relaxamento, a ioga e uma boa (e longa) noite de sono interferem diretamente à nossa saúde; incluir práticas como essas no seu cotidiano pode ser surpreendentemente bom para o funcionamento geral do seu corpo. Outra coisa que vale a pena ser considerada é estar atento ao consumo de álcool, cafeína e comidas apimentadas, elas podem agravar qualquer tipo de problema que você esteja tendo com o seu intestino.

Comece já!

Um intestino saudável ajuda imensamente na prevenção de inúmeras doenças e condições de saúde que podem ser evitadas. Por que não começar agora uma mudança de hábitos? O chá sec life é desenvolvido para te ajudar principalmente no funcionamento intestinal. Fácil de preparar, o chá possui uma composição que auxilia no detox do organismo, no trabalho do seu intestino e até mesmo em desinchar o abdômen! Ligado à uma melhora na alimentação, o Chá Sec Life é uma ótima opção para quem deseja começar a mudar de vida e melhorar a alimentação.

Entre em contato conosco e garanta o seu!

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *