Obesidade Infantil: mal do século para as crianças

Doença afeta milhões de crianças todos os anos e é responsável por sérios problemas de saúde no futuro

Obesidade Infantil: mal do século para as crianças

Hoje, 03 de junho, é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil, e a Organização Mundial da Saúde alerta para este, que é um dos principais desafios do século.

De acordo com dados da Organização Internacional World Obesity, são cerca de 158 milhões de crianças e adolescentes, na faixa dos 5 aos 19 anos, que estão com excesso de peso. Um dado ainda mais assustador é que este número deve aumentar até 2030, podendo atingir os 254 milhões de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo.

Causadora de inúmeras doenças graves, a obesidade é um problema sério e que tem se desenvolvido cada vez mais cedo, e por isso precisa ser tratada com seriedade na população juvenil. As crianças que estão acima do peso, estão mais propensas a se tornarem adultos obesos e com doenças crônicas como hipertensão, diabetes, infartos, entre outros.

As causas da obesidade infantil, assim como para os adultos, é a soma de vários fatores, como a má alimentação, o sedentarismo e estilo de vida que a família possui. Uma dieta regada a fast foods pode trazer graves danos. Desta forma, a busca pelo tratamento adequado precisa começar o quanto antes. A adoção de uma rotina mais regrada, é a chave para começar a mudança que poderá impactar para sempre na vida desta criança.

Ao notar o sobrepeso dos filhos, os pais precisam buscar o acompanhamento médico, mas podem iniciar em casa as medidas para reverter este quadro e prevenir doenças futuras. Um passeio ao ar livre que proporcione alguma atividade física em família, uma alimentação mais balanceada, incentivar a prática de algum esporte regularmente, são pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *