Cuidar do seu estomago faz muita diferença no seu dia a dia.

Não podemos esquecer de um dos principais órgãos no processo de emagrecimento!

Cuidar do seu estomago faz muita diferença no seu dia a dia.

Cuidar do seu estomago faz muita diferença no seu dia a dia.

O estômago é nosso órgão principal na alimentação, pois é o órgão que é preenchido por nossos alimentos e é encarregado de misturar e transformar nossos alimentos em pequenos pedaços para facilitar a digestão posterior no nosso organismo.

A parte interior do nosso estômago é revestida por um muco que contem células que secretam varias substâncias ácidas no interior do estômago que são responsáveis por essa quebra e a digestão dos alimentos ingeridos durante o dia, o trabalho “pesado” da digestão faz parte do estômago, e ele não é imune aos ácidos que secreta pra fazer essa digestão, por isso, quando a mucosa apresenta alguma falha, o estomago em si sofre a ação do ácido e acaba sendo literalmente derretido junto da alimentação, e esse processo gera a causa de gastrite, e nos casos mais graves quando o ferimento perfura a parede estomacal gera uma úlcera, que possui um tratamento mais delicado.

Cuidar da saúde do estômago é extremamente importante, pois é por ele que as proteínas, vitaminas, nutrientes e tudo mais são lançados diretamente no seu corpo e começam a ser absorvidas por seus outros órgãos, como os intestinos grosso e delgado. Você deveria dar certa atenção para a saúde do seu estômago!

Mastigue bem esses alimentos!

Lembra quando sua mãe dizia para você não comer nas pressas e mastigar os alimentos com calma? Como grande parte das vezes, sua mãe estava certa! Quanto mais mastigamos os alimentos, mais fácil se torna o trabalho do estomago em digerir esses componentes sem a exigência de muito esforço, mastigue por pelo menos uns 30 segundos, aumenta a sensação de saciedade.

Café da manha é muito importante:

Quando ficamos muito tempo sem comer, geralmente à noite, o nosso corpo começa a entrar no processo de jejum que é prejudicial para o mesmo devido causar a sensação de mal estar e gases, dificultando o processo de digestão no decorrer do dia com os outros alimentos. Opte por um café da manhã leve para começar o dia bem.

Não coma alimentos quentes:

É verdade que alguns alimentos são bem mais apetitosos quando consumidos bem quentes, como sanduiches, ou bife, mas consumir eles muito quentes pode acarretar em danos no seu sistema digestório desde o seu esôfago ao seu estomago, pois o calor elevado causa irritação no trato digestivo, e é algo comum praticado por pessoas que tiveram ou tem câncer de estomago. Lembre-se de esfriar um pouco a sua comida antes de comer, seu estomago agradece.

Não durma logo depois de comer:

Estamos acostumados a jantar e logo de seguida deitar e ir dormir, normalmente são lanches fast food ou algo do gênero, quando jantamos já sentimos aquele cansaço repentino e aquela vontade de dormir, isso se dá devido a concentração de energia dada para digerir alimentos pesados que você acabou de consumir pois durante o sono o processo de digestão é altamente dificultado, dado que seu corpo entra em repouso.

Não seja estressado:

O nosso estômago sofre bastante as ações dos nossos sentimentos e emoções, você já deve ter reparado, quando nos sentimos muito tristes tendemos a não ter fome, ou a comer sem restrições e até mesmo exagerar no processo, quando estamos com raiva o nosso estômago sofre as ações do cortisol e pode causar doenças para o mesmo, procure se acalmar depois de ficar estressado, fazendo algum exercício ou atividade que goste, só não vá se entupir de comida!

Tenha uma alimentação mais saudável:

Leia Também: Você conhece os perigos da alimentação moderna?

Nada melhor para a saúde do estômago do que uma alimentação balanceada, e cuidar do estomago é cuidar do corpo inteiro, já temos um artigo falando disso, mas vale listar alimentos que fazem bem diretamente para o estômago:

Bolacha de água e sal é uma excelente opção, pois o recomendado é sempre manter nosso estômago saciado durante o dia comendo pouco e em intervalos evitando a formação de ácidos na parede do estomago e gerar aquela sensação de azia.

Arroz é fácil e pratico de se fazer e de se comer também, pois ele aumenta a absorção dos fluidos e reveste o estomago dando a sensação de saciedade, comer um pouco de arroz pode aliviar algumas irritações no estômago.

O mamão é um fiel aliado na digestão e também ajuda na constipação, tudo isso devido suas enzimas que ajudam na quebra das proteínas e também para relaxar o estômago, melhorando o sistema ácido no interior do mesmo.

Chá de ervas ajuda na proteção do estomago, quando não são ingeridos muito quentes, os chás com folhas como Hortelã e Camomila são ideias para isso, combatem o enjoo e a náusea, e o chá da Suplementos ajuda no emagrecimento!

Leia também: Conheça o Chá Life Diurético

Não consuma líquidos durante as refeições:

É muito comum ir a um restaurante e o garçom oferecer algo para tomar logo após você escolher seu prato, isso é uma pratica cultural de tão comum na nossa sociedade, mas o ideal é não consumir bebidas de nenhum tipo nem meia hora antes ou depois da alimentação, isso por que os líquidos tendem a dissolver os ácidos estomacais e transformar a digestão em um processo lento e mais pesado, principalmente se for algo gaseificado, é algo da nossa cultura que seu estomago não gosta.

Consuma fibras:

As fibras são muito importantes para o seu organismo, vão muito além de tratar seu intestino como foi lido em um dos nossos artigos que você pode ler aqui:

Leia Também: Sabia que um intestino regulado pode ajudar você em vários aspectos?

Pro estomago as fibras são essenciais para prevenir a prisão de ventre e elas evitam a inflamação no abdômen após uma refeição e torna sua refeição mais fácil de ser processada pelo corpo aumentando o processamento do seu sistema digestório completamente e é claro facilita a absorção dos nutrientes por parte dos seus intestinos. Um intestino regulado significa um estomago regulado e vice versa, é sempre bom dar atenção aos dois!

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *