Como evitar exageros nas festas de final de ano

Aproveite bem as ceias mas sem prejudicar a sua saúde

Como evitar exageros nas festas de final de ano

As festas de final de ano se aproximam e é comum que se tornem momentos de exageros quando o assunto é comida e bebida. Porém, passar dos limites nas ceias, comendo ou bebendo demais, pode prejudicar o organismo, e claro, acabar com qualquer dieta.

De acordo com especialistas, o exagero neste período, pode gerar uma série de danos à saúde, inclusive problemas cardíacos, pois o excesso de alimento ingerido acaba sobrecarregando as funções de diversos órgãos, inclusive o coração.

Outros problemas podem acontecer no sistema digestivo, como desconforto, dores e queimação. Além destes, a digestão pode ser prejudicada, o que afeta todo o corpo humano, causando alteração nas taxas de glicose, colesterol, aumento na produção de toxinas e pode ainda, elevar a pressão arterial.

A dica para esta época, é evitar o consumo exagerado de alimentos muito gordurosos, frituras, embutidos, e dar preferência para alimentos mais saudáveis como saladas, frutas, legumes e carnes magras. Durante o preparo das refeições, diminua o uso do sal e óleos.

Na hora da sobremesa é sempre bom lembrar que todo excesso é vilão, e por isso a dica é escolher uma das opções oferecidas, e evitar consumir “um pouco de cada” prato, para que não se passe do limite, afinal o açúcar é um grande inimigo da boa saúde.

O consumo de bebidas alcoólicas também precisa de moderação e responsabilidade. A dica é sempre intercalar um copo de bebida com um copo de água, e de preferência se alimentar antes ou durante a ingestão. Além de colaborar para uma ceia mais tranquila, evitará mal estar causado por uma possível ressaca no dia seguinte.

E por fim, mantenha o máximo possível dos hábitos saudáveis mesmo durante o período de festas. Pratique exercícios físicos, tome bastante água, não esqueça de manter a suplementação em dia e aproveite as datas perto das pessoas amadas!

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *