Como cuidar melhor de quem sempre cuidou de você?

Neste Dia das Mães, priorize o cuidado com a saúde física e mental da sua mãe

Como cuidar melhor de quem sempre cuidou de você?

Mês das mães começando e muito mais importante que presenteá-las, é ajudar a cuidar da saúde daquela que sempre cuidou de todos em primeiro lugar, principalmente no cenário atual, causado pela pandemia da covid-19.


O isolamento social foi um grande desafio para todos, mas principalmente para as mulheres, que vivenciaram em tempo integral as “funções” de mãe e profissional, conciliando carreira, atividades domésticas e criação dos filhos. Muitas tiveram a saúde física e emocional abaladas, e por isso merecem um cuidado ainda mais de perto.


Diante disso, é ainda mais evidente a necessidade de tornar o dia a dia das mães menos exaustivo. Para ajudar nessa questão, listamos algumas as dicas, que servem tanto para os filhos, quanto para os companheiros, e para as próprias mães nesta busca por uma vida com mais qualidade:


- Compartilhem tarefas

Uma das principais e mais concretas ações que podem ser feitas para ajudar a cuidar das mamães, é o compartilhamento de tarefas domésticas, seja no cuidado com os filhos, seja na organização do lar. Os filhos mais velhos também devem participar desta dinâmica.


- Estabeleçam prioridades

Casa limpa e arrumada ou alimentação saudável todos os dias? Claro que todos gostariam de usufruir destas duas opções, mas cada família possui uma realidade, e por isso é fundamental reconhecer e estabelecer as prioridades, se possível definindo prazos e horários.


- Estreitem os vínculos

Aproveitem o tempo em família, seja para tornar as atividades domésticas divertidas e educativas ou mesmo os passeios mais simples em um parque, mas sem a presença de aparelhos eletrônicos.


- Acompanhamento médico em dia

Uma ação imprescindível é colaborar para que a sua mãe, ou mãe dos seus filhos, esteja com os exames de rotina em dia. A saúde da mulher precisa de acompanhamento médico em diferentes fases da vida, e por isso elas não podem deixar que as inúmeras atividades cotidianas, impeçam as visitas frequentes ao ginecologista, cardiologista, nutricionista, e outros importantes especialistas.


- Cuide-se de verdade

Ajude sua mãe a relaxar! Estimule atividades que possam trazer bem-estar para seus dias, como uma leitura, assistir a filmes, dançar, cuidar do jardim, brincar com os filhos, entre outras. O importante é você como filho ou companheiro, colaborar para este momento de recarregar as energias daquela que está sempre se preocupando com todos da casa. 


E para você que é mãe, permita-se esses momentos de lazer, lembre-se também de manter o cuidado com a autoestima. Com simples rituais diários como um banho mais caprichado, usar aquele perfume preferido, sair para jantar sem ser uma data especial, ir ao salão de beleza, etc. São pequenos momentos de carinho consigo mesma que proporcionarão benefícios para você e sua família.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *