Bem Vindo ao Blog de

CLAYTON ALVES

Educação alimentar: o caminho para a longevidade e qualidade de vida

Entenda a importância de uma alimentação balanceada em todas as fases da vida

Educação alimentar: o caminho para a longevidade e qualidade de vida

É comum ouvirmos falar de educação alimentar relacionando o tema às crianças, porém, é totalmente perceptível que muitos adultos não conhecem a importância de uma alimentação balanceada e com as vitaminas, minerais e nutrientes ideais para o organismo.


Ainda existe a falsa ideia que educação alimentar tem a ver apenas com emagrecimento ou dietas super reguladoras, mas na verdade, alimentar-se de forma correta gera inúmeros benefícios para a saúde, entre eles a qualidade de vida e até mesmo a longevidade. Melhora da disposição, concentração, rendimento, humor, imunidade e renovação celular, são só alguns dos benefícios imediatos ao aplicar a educação alimentar no dia a dia. A médio e longo prazo, quem se alimenta melhor, possui menos chances de desenvolver doenças sérias e fatais.


A educação alimentar em si, não envolve apenas as mudanças nos hábitos alimentares, mas sim uma nova forma de pensar, um novo comportamento de vida. É preciso conhecer e entender sobre o tema, para se reeducar e colocar em prática essa questão. 


A melhor forma de iniciar este processo de educação alimentar, é contar com o acompanhamento de um nutricionista. Ele será responsável por avaliar o histórico do indivíduo, solicitar exames básicos e a partir daí poder aplicar estratégias para o desenvolvimento de uma alimentação mais adequada e que possa suprir de forma saudável todas as necessidades.


Confira alguns hábitos para começar a aplicar desde já na sua rotina:


- Comece a diferenciar a fome real, da vontade de comer

- Alimente-se de forma mais devagar e sem distrações

- Evite ingerir líquidos com alimentos

- Faça a sua própria comida

- Tire alimentos processados da sua lista de compras

- Beba água (o correto é 35 ml para cada kg corporal)


Lembre-se: o início é sempre mais complicado e desafiador, mas com o passar do tempo, agindo de maneira correta, os benefícios por esta escolha valerão muito a pena. 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *