Bem Vindo ao Blog de

CLAYTON ALVES

5 alimentos que auxiliam na prevenção do mal de Alzheimer

Uma boa alimentação pode evitar fatores de risco para o cérebro

5 alimentos que auxiliam na prevenção do mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é uma doença que provoca progressiva e severa deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio. Cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma dessa enfermidade e são inúmeros os casos que evoluem para demência. 


Perante esses dados preocupantes, a prevenção é sempre a melhor opção, e uma alimentação específica, pode ajudar e muito na prevenção desta patologia. Para evitar o Alzheimer, é necessário consumir alimentos que façam bem para o sistema nervoso e cérebro. 


Listamos alguns alimentos que devem entrar na sua rotina:


1- Castanha-do-Pará

Fonte de selênio, importante mineral para o funcionamento dos neurônios, além de evitar o estresse cerebral. Quando consumido a longo prazo, o selênio ajuda muito a diminuir as chances do surgimento do Alzheimer.


2- Peixes
Eles são fontes importantes de ômega 3 - ácido graxo essencial que é importante para a comunicação entre os neurônios e auxilia no controle do humor e da memória. Por isso, quando se trata de manter a saúde do sistema nervoso, um dos pontos mais importantes é consumir alimentos ricos em ômega 3. Além de peixes como salmão, atum e sardinha, existem outros alimentos fontes dessa substância, como as oleaginosas e o camarão.


3- Folhas verde-escuras

Assim como os peixes, os vegetais folhosos (como rúcula, couve, espinafre e chicória) são fontes de ômega 3 e outros nutrientes importantes - em especial o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Essa substância é uma das mais importantes quando se trata da saúde do sistema nervoso. Isso porque ela contribui para o processo cognitivo e o funcionamento do cérebro como um todo.

4- Frutas vermelhas
Frutas vermelhas como morangos, framboesas, amoras e ameixas, também são muito importantes para a saúde do sistema nervoso. Isso porque elas fornecem o flavonoide fisetina - antioxidante que estimula a memória de longo prazo e auxilia na atuação dos neurotransmissores.

5- Azeitonas
As azeitonas possuem a substância hidroxitirosol, que combate a degeneração dos neurônios. Por isso, a longo prazo elas acabam sendo ótimas aliadas para prevenir o mal de Alzheimer. Para consumir azeitonas no dia a dia, uma boa dica é usá-las no preparo de carnes, saladas, risotos e aperitivos. 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *