Bem Vindo ao Blog de

CLAYTON ALVES

6 doenças causadas pelo estresse

No Dia de Combate ao Estresse, conheça doenças graves causadas por este mal

6 doenças causadas pelo estresse

Hoje é comemorado o Dia de Combate ao Estresse, essa que é uma das palavras do século. Atualmente milhões de pessoas sofrem com essa condição todos os dias em diferentes rotinas e estilos de vida. A questão é que algo tão popular e que atinge tantas pessoas, muitas vezes não é levado a sério e pode desencadear problemas ainda mais complexos para a saúde de forma geral. 


O estresse nada mais é do que uma reação do corpo a situações de ameaça. Cada vez que passamos por uma situação que nosso organismo identifica como ameaçadora, o sistema hormonal aumenta os níveis de adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo fique em estado de alerta, pronto para agir diante do possível perigo.


Essas ações são boas para o organismo, desde que em pequenas quantidades. O corpo já é preparado para receber pequenas doses de estresse para se manter equilibrado e pronto para enfrentar diferentes situações no dia a dia. Porém, o que notamos atualmente, é que estamos expostos a doses altas de estresse desnecessário. Eventos e situações diversas costumam ser constantes e com efeitos intensos. A consequência disso é o surgimento de inúmeros problemas físicos e psíquicos.


Conheça algumas doenças causadas pelo excesso de estresse:


- Insônia: o estresse pode prejudicar a qualidade do sono, deixando a pessoa ainda mais cansada por não repousar corretamente, acumulando sono, cansaço e estresse, o que se torna uma bola de neve gerando ainda mais problemas na rotina.


- Depressão: Quando o nível de estresse é muito alto, o de cortisol também é, e é neste momento que diminuem outros hormônios como a dopamina e a serotonina, responsáveis pelo bom humor e bem-estar. A redução desses hormônios está associada à depressão. 


- Problemas do coração: Ao passar por uma situação muito estressante, o ritmo dos batimentos cardíacos acelera e a pressão aumenta, isso acontece pois o fluxo sanguíneo é reduzido. Quando o estresse se torna uma doença crônica, essas alterações no fluxo sanguíneo podem impedir o funcionamento correto do aparelho circulatório, e até mesmo provocar o entupimento de veias e artérias, podendo evoluir para casos de AVC e infarto.


- Prisão de ventre: Momentos estressantes podem fazer com que alterações no funcionamento do intestino aconteçam. É comum aumentar o desconforto na região abdominal, e isso acontece porque o cérebro envia sinais ao corpo para que o intestino se contraia. Quando essas alterações se tornam constantes, complicações e doenças mais sérias podem surgir na flora intestinal.


- Alzheimer: O estresse, a ansiedade e o cansaço, podem aumentar em até 40% o risco de desenvolvimento de doenças neurológicas,como é o caso do Alzheimer. Pessoas com 50 anos ou mais expostas a repetidos momentos de estresse e ansiedade, possuem mais chances de desenvolver demências.


- Doenças de pele: De todas as doenças físicas geradas pelo estresse, as doenças de pele são as mais comuns. Passar por longos períodos de exposição ao estresse excessivo, pode gerar dermatites como acne, vitiligo, psoríase, entre outras. Em sua maioria, essas doenças se tornam crônicas e podem melhorar a partir dos tratamentos corretos, porém, não possuem cura.


O estresse crônico é responsável por baixar a imunidade do organismo, ou seja, diminui as barreiras de defesa e desta forma o corpo fica mais vulnerável para apresentar sintomas físicos. Alguns deles são: 

- Tensão e dores musculares;

- Cansaço e indisposição;

- Alterações no sono;

- Perda de apetite ou compulsão alimentar;

- Alterações de humor e irritabilidade;

- Aumento da ansiedade; 

- Consumo abusivo de álcool, cigarro e drogas.

 

Portanto, lembre-se de procurar ajuda médica quando qualquer desses sintomas aparecer. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de vencer as doenças causadas pelo estresse e restabelecer o equilíbrio emocional do organismo.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *