Bem Vindo ao Blog de

CLAYTON ALVES

Mitos e verdades sobre os danos que o celular causa à saúde

O uso do aparelho pode gerar danos à saúde, e é preciso estar atento aos mais comuns

Mitos e verdades sobre os danos que o celular causa à saúde

Com o avanço da tecnologia, o celular tornou-se item fundamental na vida da maior parte dos seres humanos. Crianças cada vez mais novas já lidam muito bem com os aparelhos e estes são usados o tempo todo, seja para socializar, trabalhar ou por diversão. 


São muitos os benefícios que o uso do celular trouxe para a sociedade, porém o uso excessivo também trouxe inúmeros malefícios, inclusive para a saúde. Mas não podemos acreditar em tudo que é dito, e por isso separamos alguns mitos e verdades sobre o uso contínuo do celular:


- Celular causa câncer: MITO

Nunca foi comprovado cientificamente esta teoria. Um estudo realizado na Austrália informou que a radiação emitida pelo aparelho, não causa tumores cerebrais, como já noticiado. Mesmo assim, a recomendação é sempre de uso moderado.


- Celular pode causar infertilidade masculina: VERDADE

Alguns estudos apontaram que o aquecimento do aparelho e a radiação emitida por ele, podem atrapalhar a qualidade dos espermatozóides. A recomendação para os homens é evitar guardar o celular no bolso da frente.


- Celular dá dor de cabeça: MITO

Não existem comprovações de que o aparelho em si seja o responsável por causar enxaquecas e outras dores em seus usuários. O que acontece em grande parte das vezes, é que as pessoas já possuem propensão a ter crises e utilizam o aparelho muitas horas seguidas, gerando incômodos aos olhos.


- Celular deixa os olhos ressecados: VERDADE

O brilho da tela do celular pode causar ressecamento nos olhos, principalmente depois de um longo período utilizando o aparelho, já que a quantidade de piscadas é diminuída, consequentemente a lubrificação também. Além do ressecamento, alergias e inflamações podem acontecer.


- Celular causa insônia: VERDADE

O hábito de ir para a cama junto com o seu celular precisa ser evitado. As luzes emitidas pelo aparelho em um ambiente escuro, podem causar insônia, pois inibem a produção de melatonina, que é o hormônio do sono, resultando em noites mal dormidas e indisposição. 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *