Bem Vindo ao Blog de

CLAYTON ALVES

Novembro Azul: Possíveis causas do câncer de próstata

O diagnóstico precoce favorece as chances de um tratamento de sucesso

Novembro Azul: Possíveis causas do câncer de próstata

O penúltimo mês do ano começou e com ele a campanha de conscientização sobre o Câncer de Próstata: o Novembro Azul. Mesmo com tantas informações, ainda é possível encontrar muita resistência dos homens para a realização dos exames preventivos.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, a cada 38 minutos um homem morre em decorrência do câncer de próstata. Além da mortalidade, a quebra do preconceito masculino, está entre as maiores preocupações relacionadas à doença. 


Assim como outros tipos de câncer, a real causa para o desenvolvimento do câncer de próstata ainda não é conhecida. A interação entre fatores ambientais e predisposição genética, é vista como uma das causas. Através disso acontecem mutações no DNA, o que proporciona um crescimento anormal nas células da próstata, resultando num crescimento descontrolável que formam tumores malignos. 

 

Conheça os principais fatores que geram o desenvolvimento do câncer de próstata:


IDADE: a probabilidade de desenvolvimento do câncer de próstata aumenta em 40% nos homens com mais de 50 anos, e este número dobra a partir dos 65 anos. 


HEREDITARIDADE: estudos identificam relação entre o desenvolvimento de câncer de próstata com outros casos já existentes na família. Os riscos aumentam para homens que tenham parente direto como irmão, pai ou avô, que tiveram a doença.


TABAGISMO: assim como em outras doenças crônicas, o tabagismo está relacionado como uma das causas para o desenvolvimento do câncer de próstata, além disso, o vício pode interferir negativamente no tratamento do paciente.


SEDENTARISMO E OBESIDADE: homens com sobrepeso costumam apresentar versões mais agressivas de tumores, dificultando o tratamento e a cura para a doença. Assim como a alimentação ruim e a falta de exercícios físicos, são agravantes para o quadro.


Para a prevenção, não há segredo, é a mesma recomendação para evitar qualquer tipo de doença mais séria: adotar um estilo de vida saudável e realizar exames frequentes. Quanto mais cedo encontrar o diagnóstico correto, maior as chances de um bom tratamento resultar na cura. 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *