Bem Vindo ao Blog de

CLAYTON ALVES

Como as queimadas podem prejudicar a nossa saúde?

Com a umidade relativa do ar extremamente baixa, onde de calor em pleno inverno e estiagem severa, ligar o alerta com a saúde é essencial

Como as queimadas podem prejudicar a nossa saúde?

O período de estiagem sempre é desafiador, e um elemento negativo que vem aumentando de forma preocupante nos últimos anos, são as queimadas cada vez mais devastadoras por toda parte do país. Além do desastre ecológico, do ponto de vista médico, a saúde humana sofre um grande dano, pois a inalação desta fumaça é extremamente tóxica para o organismo.

Milhares de partículas químicas se misturam com o ar e, ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório. Além disso, essas partículas conseguem ultrapassar o tecido que reveste os órgãos internos, podendo atingir os pulmões e até mesmo chegar à corrente sanguínea.

Em casos mais graves, dependendo da quantidade inalada, as toxinas podem até mesmo levar a pessoa à morte, por conta da presença de monóxido de carbono (gás tóxico que impede o transporte de oxigênio para células do corpo) na fumaça.

Consequências da inalação da fumaça:

– Falta de ar

– Tosse seca

– Ardência nos olhos e garganta

– Dificuldade para respirar

– Irritação nos olhos

– Dermatite

– Doenças respiratórias

Uma das consequências mais graves, que atinge principalmente idosos e crianças, é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Segundo a Associação Brasileira de Portadores de DPOC, em menos de cinco anos, esta enfermidade será a terceira causa de mortes no mundo.

Trata-se de uma doença que não tem uma cura definitiva, porém os tratamentos existentes hoje são muito eficazes para melhorar a falta de ar, diminuir o número de crises e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, é importantíssimo buscar o profissional adequado para que o tratamento seja individualizado. Ainda de acordo com a Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, pessoas acometidas pela DPOC são afetadas na realização de tarefas simples do dia a dia, com dificuldades para cozinhar, subir escadas ou passear com o cachorro.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *